O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região está implantando um projeto piloto de videoconferência. O sistema já havia sido testado no TRF e agora será utilizado pela 5ª Turma, semanalmente, entre este mês e o final do ano. Com essa tecnologia, é possível que advogados façam sustentação oral de Curitiba e Florianópolis, ao vivo, sendo vistos e ouvidos através de um telão pelos integrantes da turma, o que põe fim à necessidade de se deslocarem até Porto Alegre para a defesa de seus clientes na sede do TRF. “Na 5ª Turma, essa é a primeira de muitas sessões que serão feitas rotineiramente por videoconferência, dando celeridade à busca da justiça”, declarou o desembargador Néfi Cordeiro, presidente da unidade.
Composta ainda pelos desembargadores federais Celso Kipper e Otávio Roberto Pamplona, a 5ª Turma passa a utilizar, além da videoconferência, também o Sistema de Pauta Virtual, no qual os processos são lidos diretamente na tela do computador, sem que seja preciso deslocá-los fisicamente para as salas de sessão. Além disso, os desembargadores digitam seus projetos de voto e os repassam aos colegas de forma virtual, dispensando o uso do papel. Hoje, foram 652 processos pautados. Segundo Cordeiro, cada conjunto de relatório e voto possui entre seis e 15 páginas em média e, com o julgamento digital, não precisa mais ser impresso em várias versões para a análise dos desembargadores, sendo necessária apenas uma via para ser anexada ao processo.
A Pauta Virtual foi lançada inicialmente no TRF pela 3ª Turma, no ano passado, por iniciativa da desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, atual vice-presidente da corte. Ao reduzir o gasto de papel, o sistema alia tecnologia à economia de dinheiro público e à preservação de recursos naturais.
» Todas as notícias