Palestras sobre higiene bucal e saúde da mulher encerraram o programa “Responsabilidade Social no TRF: promovendo a saúde dos terceirizados” na tarde desta sexta-feira (3/12). A odontologista Raquel Beatriz Fett conversou com os funcionários do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região a respeito das principais doenças que atingem a boca e maneiras de preveni-las. Conforme explicou a doutora Raquel, quando um bebê nasce não existem bactérias em sua cavidade oral, entretanto, ao compartilhar talheres, consumir alimentos contaminados ou entrar em contato com a saliva de adultos, a criança recebe os microrganismos malignos. Se não houver uma higiene adequada, esta bactérias irão se proliferar, causando infecções. Uma das doenças bucais mais comuns é a gengivite, isto é, a inflamação da gengiva. As características da doença são sangramentos, vermelhidão e inchaço da gengiva. A gengivite pode progredir para uma periodontite, quando atinge o osso alveolar, o ligamento periodontal (tecido que une o dente a gengiva) ou o cemento (camada externa dos dentes). “Osso perdido por doença de gengiva não volta. O máximo que é possível fazer é estacionar a doença”, alerta a odontologista.
A única maneira eficaz de prevenir doenças é a escovação após todas as refeições, aliada ao uso do fio dental diariamente. Estes procedimentos devem ser dente por dente, e a escova deve ser macia e pequena, para alcançar os cantos da boca. Raquel lembrou também da importância de supervisionar a higiene bucal infantil. “Até os oito anos de idade os pais devem escovar os dentes dos filhos e aplicar o fio dental uma vez ao dia. As outras escovações devem ser feitas pela própria criança, para ela ir aprendendo a cuidar da sua higiene”, esclarece odontologista.
Além de receberem quites com utensílios necessários para higiene bucal, material ilustrado sobre a saúde da boca, os funcionários que assistiram à palestra puderam agendar consultas odontológicas gratuitas que serão realizadas ao longo do mês de dezembro. Ademais, eles foram informados de locais que oferecem atendimento odontológico gratuito.
Em seguida, o ginecologista e obstetra Ivan Bolten Lucion falou sobre saúde da mulher. De início, o médico descreveu o funcionamento dos órgãos sexuais femininos. Ele ressaltou a importância e explicou como é feito o exame ginecológico, lembrando que o câncer de colo de útero e outras doenças que atingem os órgãos internos femininos só podem ser detectadas através deste procedimento.
Sobre os métodos de evitar a gravidez, o doutor Ivan citou a pílula anticoncepcional, injeção de hormônios e o D.I.U. entre os mais eficazes. A tabelinha e as relações sexuais interrompidas antes da ejaculação ficaram entre os de menor eficácia. O ginecologista lembrou que mesmo usando outros métodos contraceptivos, a mulher não deve ter relações sexuais sem camisinha, masculina ou feminina, para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. O médico alertou ainda para o crescente número de mulheres casadas infectadas pelo vírus da Aids, após terem relações desprotegidas com os maridos. Quando uma doença sexualmente transmissível é diagnosticada pelo ginecologista, o doutor Ivan avisa que é importante que o parceiro procure o urologista para também receber o tratamento adequado.
Um dos principais motivos que levam as mulheres ao consultório ginecológico, de acordo com o médico, é a preocupação com corrimentos vaginais. Alguns corrimentos podem ser causados por doenças no aparelho sexual, alergias ou bactérias. Uma má alimentação, calças muito justas, tecidos sintéticos e alguns sabonetes perfumados favorecem a proliferação dos microrganismos. “A maioria dos corrimentos são normais, mas a única maneira de ter certeza de que está tudo bem é conversando com um especialista”, esclareceu ele.
O evento “Responsabilidade Social no TRF: promovendo a saúde dos terceirizados” foi realizado pelo tribunal, por meio da Secretaria Médica e Odontológia (SMO) da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), com apoio da Divisão de Seleção, Acompanhamento e Desenvolvimento (Disad) da DRH. Em conjunto com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Distrito LD3 do Lions, o tribunal ofereceu avaliação oftalmológica e verificação de pressão, glicose, colesterol, altura, peso e massa corporal.
O objetivo da iniciativa é prestar assistência gratuita aos funcionários terceirizados do TRF – que atuam na limpeza e na segurança, por exemplo –, visando à educação para uma melhor qualidade de vida e à prevenção de doenças. Como parte do programa, o TRF também está fazendo, até 10 de dezembro, uma campanha de arrecadação de armação de óculos de grau e de dinheiro para custeio das consultas oftalmológicas. Os depósitos podem ser feitos na Caixa Econômica Federal, agência 3916, operação 13, conta nº 503.132-0.
» Todas as notícias