A aula inaugural do Curso de Especialização em Administração da Justiça foi realizada no final da tarde de hoje (3/5) na sede do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre. A primeira turma do curso de pós–graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) é composta por quase 50 servidores do TRF e da Justiça Federal no Rio Grande do Sul (JF/RS).
A vice-presidente do TRF, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, durante a cerimônia de abertura, lembrou que são necessárias iniciativas como essa para a Justiça Federal (JF) continuar não merecendo críticas sobre a qualidade do serviço público. “Nossa meta é aprofundar e aprimorar os conhecimentos nesta área específica”, afirmou ela.
As boas-vindas aos novos alunos da pós-graduação da Ufrgs foram dadas pelo diretor da Escola de Administração, João Luiz Becker. Ele revelou a satisfação da universidade em colaborar com um esforço do tribunal que irá resultar em melhoria do serviço público. “Não basta oferecer a graduação”, destacou Becker. “O papel da universidade é estar atenta ao procedimento de educação continuada dos seus profissionais.”
O presidente do TRF, desembargador federal Vladimir Passos de Freitas, definiu o dia como histórico e destacou a presença dos servidores da JF/RS. “Não temos como trabalhar sem a primeira instância, e suas indagações são fundamentais”, salientou. Segundo Freitas, está sendo pensada a possibilidade de um curso exclusivamente para os servidores do primeiro grau da JF/RS, assim como já existe um na PUC-PR, em Curitiba, dirigido a funcionários da JF no Paraná e em Santa Catarina. Em seguida, o presidente proferiu a aula inaugural do curso, com o tema “Administração da Justiça: a busca pela excelência”.
Estiveram presentes no evento o diretores dos Foros da JF no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, respectivamente os juízes federais Salise Monteiro Sanchotene e Sebastião Ogê Muniz, o coordenador do Programa de Pós–Graduação da Escola de Administração da Ufrgs, Luis Felipe do Nascimento, e os diretores do Curso de Especialização em Administração da Justiça, Clézio Saldanha e Maria Ceci Miseczky.
» Todas as notícias