
Notícias
Vladimir Freitas é empossado na Academia Paranaense de Letras JurídicasNa cerimônia, presidente do TRF lembrou trajetória do juiz Manoel Sobrinho, seu antecessor na cadeira nº 30 da APLJ05/05/2005 21:06:00
Foi encerrada na noite de hoje (5/5) a cerimônia de posse do desembargador federal Vladimir Passos de Freitas, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, como novo membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ). A solenidade, realizada no auditório da Justiça Federal (JF) em Curitiba, reuniu mais de 300 pessoas, entre desembargadores federais e estaduais, procuradores, advogados e servidores da JF.
O presidente da APLJ, advogado João Casillo, presidiu a sessão. Após a audição do hino nacional, o acadêmico Carlyle Popp fez a saudação do novo integrante da Academia. Popp disse que era “imensa a honra em saudar Freitas”, sobretudo ao lembrar dos laços do passado que une ambos. “O novo confrade foi meu professor, paraninfo da turma e padrinho de casamento”, observou. Popp leu, ainda, a biografia do desembargador, descrevendo sua trajetória, desde a conclusão do curso de Direito em Santos (SP), em 1968, até a Presidência do TRF 4ª Região. O acadêmico lembrou, também, que Freitas é uma das maiores autoridades mundiais em direito ambiental, com participação nos mais importantes eventos da área em diversos países.
Em seguida, a esposa do desembargador, Sandra Almeida Passos de Freitas, foi convidada pelo presidente da Academia a vestir o novo “confrade” com a pelerine da APLJ, capa em veludo vermelho que cobre os ombros dos acadêmicos, e a colocar a medalha com o símbolo da Academia sobre o peito do homenageado. Freitas foi à tribuna, então, proferir seu primeiro discurso já como integrante da APLJ.
O desembargador lembrou, inicialmente, de como conheceu João Casillo, em julho de 1974, no doutorado da PUC/SP. “É uma satisfação enorme poder partilhar um lugar na Academia, com membros tão ilustres, todos antigos amigos”, pontuou. A seguir, Freitas leu a biografia vitoriosa de seu antecessor na cadeira de nº 30, Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, falecido em julho de 2002. Franco Sobrinho foi o primeiro juiz federal do Paraná, graduado em Direito pela Universidade Federal do PR em 1936 e nomeado como magistrado em março de 1967. O novo acadêmico descreveu, ainda, fatos que marcaram a vida de Sobrinho, como procurador do Estado, juiz, professor, parlamentar (ele foi deputado federal pelo Paraná nas legislaturas de 1955 a 1963), jornalista e autor de dezenas de obras. “A trajetória do professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho nos mostra que há vida após a morte. A obra legada pelo jurista, um cidadão do mundo, é de valor inestimável”, concluiu Freitas, sob aplausos.
O presidente da Academia convidou a juíza federal substituta Pepita Durski Tramontini Mazini, da Vara Federal Ambiental e Agrária, para entregar um buquê de flores à esposa do desembargador Freitas, Sandra Almeida Passos de Freitas. Em sua mensagem final, Casillo destacou que “a cadeira de nº 30 estará bem ocupada pelo brilhantismo de Vladimir Passos de Freitas” e encerrou a sessão solene.
Fonte: JF/PR
» Todas as notícias
Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300 - Bairro Praia de Belas - CEP 90010-395 - Porto Alegre (RS) - PABX (51) 3213 3000