TRF4
JFRS
JFSC
JFPR
Ajuda para Pesquisa
Intranet
Enviar notícia por e-mailImprimir notíciaNotícias


       



Caminhos da Justiça: união entre Tribunais promove informação e prestação de serviço à população

No estande do tribunal, mais de 400 pessoas foram atendidas e orientadas

09/11/2017 18:49:17

Evento levou informação e orientação à população
Evento levou informação e orientação à população
Evento levou informação e orientação à população

Para o corregedor regional da JF da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, a união entre os tribunais é essencial

Maria Eva Machado procurou informações sobre a sua pensão

Sérgio Silveira foi ao estande do TRF4 para fazer uma consulta processual

Estiveram no evento (a partir da esquerda): o corregedor regional da JF da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, o presidente do TJRS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, a corregedora-geral do TJ, desembargadora Íris Helena Nogueira, a presidente do TRT4, desembargadora Beatriz Renck, o presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Cini Marchionatti e o vice-corregedor regional do TRT4, desembargador Marçal Figueiredo


Aproximar o cidadão do Poder Judiciário, levando orientação e informação a quem precisa: esse foi o objetivo do projeto “Caminhos da Justiça”, realizado hoje (9/11) no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Durante oito horas, os Tribunais Regionais Federal (TRF4), Eleitoral (TRE-RS), do Trabalho (TRT-RS) e o Tribunal de Justiça Estadual (TJRS) prestaram diversos serviços aos cidadãos, como consultas de documentos, andamentos processuais, informações sobre o direito dos trabalhadores e emissão de certidões. Só no estande do TRF4, mais de 400 pessoas foram atendidas e orientadas sobre seus direitos.

Maria Eva Machado, de 65 anos, procurou o auxílio do tribunal para verificar as possibilidades de rever o valor da pensão que recebe desde 2001, em função do falecimento de seu marido. Ela ganha, atualmente, meio salário mínimo por mês, sendo a única fonte de renda da idosa. Para Maria, participar do evento foi de extrema importância. “Fui muito bem atendida, explicaram tudo o que eu devo fazer e quem eu devo procurar. Deveriam fazer mais coisas assim, para pessoas que, como eu, não tem dinheiro pra procurar um advogado que me oriente”, disse.

O pedreiro Sérgio Silveira, de 46 anos, ouviu falar da ação na televisão e foi procurar informações sobre o andamento de um processo contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação, que trata de valores atrasados de auxílio-doença, foi ajuizada em 2004, mas não tem movimentação desde 2015. Para Sérgio, o jeito é aguardar: o processo espera uma decisão de Brasília, que trará a solução para todas as demandas que tratam do assunto. Mesmo assim, ele avaliou ter feito bem em procurar o serviço de orientação. “O atendimento foi rápido, eles me deram a segurança de que eu não fiz nada errado que tenha atrasado o processo. Vir até aqui foi a minha melhor escolha, porque eu não sabia por onde recorrer, serviu como um atalho para eu ter o que precisava”, concluiu.

O estande do TRF4 oferecia, também, orientações sobre pedido de aposentadoria. Foi o caso de Paulo Adenir, que de seus 46 anos, passou 26 trabalhando como radiologista. Paulo terminou o atendimento com a certeza de direito garantido: a exposição frequente à radiação, combinada com o tempo de contribuição, permite que ele solicite aposentadoria especial, benefício concedido a quem trabalha exposto a agentes nocivos. Para o radiologista, os tribunais acertaram ao levar o atendimento para o centro da cidade. “É uma ótima iniciativa trazer esse tipo de serviço, principalmente agora com as mudanças na Previdência. As bancas estão bem localizadas ao lado do Mercado Público, onde o fluxo de pessoas é bem grande, permitindo que a informação chegue a muitas pessoas que normalmente não têm acesso”, ressaltou.

Parceria que deu certo

O corregedor regional da JF da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, avaliou positivamente a ação conjunta. “Somente com a união dos tribunais é que seremos capazes de cumprir um dos papéis do Poder Judiciário: levar informação e orientação de qualidade para a população”. Pereira falou também sobre a notável procura da população. “Foi além das expectativas. Esperávamos que o público viesse, mas não que a demanda fosse tão grande. Espero que seja o primeiro ano de muitos em que os tribunais pratiquem essa união e levem o serviço ao público”, afirmou o magistrado. A juíza auxiliar da Corregedoria do TRF4, Eliana Paggiarin Marinho, também participou da atividade, auxiliando nos atendimentos.

O juiz-corregedor do TJRS, José Luiz Leal Vieira, destacou o pioneirismo da atividade. “É a primeira vez que os quatro segmentos estão unidos em um evento que pretende a aproximação com a comunidade, oferecendo uma gama de serviços. Essa é uma iniciativa que é inédita em todo o Brasil”. Para Vieira, as hesitações sobre a efetividade do evento sumiram logo no início da manhã. “Havia certa incerteza sobre a receptividade das pessoas. Mas logo no início, vendo o fluxo de pessoas, eu já percebi que seria um sucesso e, realmente, foi. O êxito da ação deixou todos nós muito contentes e, se depender do TJRS, repetiremos com certeza”, declarou.

Para a presidente do TRT4, desembargadora Beatriz Renck, o resultado do evento foi extremamente positivo. “A ideia ao reunir todos os órgãos do Poder Judiciário foi de poder estar mais próximo à população”. A magistrada entende que com a crise institucional atual, as pessoas estão procurando mais a solução de seus problemas na Justiça. “Isso nos dá mais responsabilidade de mostrarmos nosso trabalho ao cidadão, para que eles entendam a importância de um Poder Judiciário independente, forte e que seja capaz de garantir seus direitos fundamentais”, concluiu Beatriz.

De acordo com o presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Cini Marchionatti, todos os segmentos do Poder Judiciário têm que se aproximar da sociedade e da população. “O povo tem dificuldades de sair dos bairros, então nós, da Justiça Eleitoral, assim como os outros segmentos, temos que encontrar um meio de chegarmos até ele”. Para o magistrado, a esperança deve prevalecer nos tempos de crise. “A desesperança não pode prevalecer. O cidadão precisa procurar seus direitos, procurar orientação e nós, servidores e juízes, precisamos orientar a população da melhor forma possível”, afirmou.

 



» Todas as notícias







Notícias Relacionadas

17/11/2017
TRF4 e TJRS assinam termo de cooperação técnica para uso do eproc na Justiça estadual
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Car...

16/11/2017
4ª Região recebe dois prêmios no II Encontro Executando a Estratégia da Justiça Federal
A 4ª Região recebeu, na última terça-feira (14/11), dois prêmios dur...

16/11/2017
TRF4 assina amanhã convênio de cessão de uso do eproc para o TJRS
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) vai ceder o uso do eproc- processo eletr...

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300 - Bairro Praia de Belas - CEP 90010-395 - Porto Alegre (RS) - PABX (51) 3213 3000

Horário de atendimento ao público: das 13h às 18h

Endereços e Telefones


INSTITUCIONAL
Competência e
Organização
Composição das Turmas, Seções e Corte Especial
Conciliação
Corregedoria Regional
Desembargadores Federais
Escola da Magistratura
Gestão Ambiental
Intranet
Juizados Especiais
Federais

Juízes Federais e Substitutos
Organograma
Sessões de Julgamento
Transparência Pública
Varas Federais
SERVIÇOS JUDICIAIS
Autenticidade de Certidão
Autenticidade de Documentos
Certidão (Regional e Eleitoral)
Composição das Turmas, Seções e Corte Especial
Consulta Argüições de Inconstitucionalidade do TRF4
Consulta Jurisprudência da TRU4 e Turmas Recursais
Consulta Jurisprudência do TRF4
Pautas de Julgamentos
Plantão Judiciário
Processos Distribuídos/Redistribuídos
Sob Medida
Súmulas da TRU4
Súmulas das Turmas Recursais
Súmulas do TRF4
Sustentação Oral e outros agendamentos
CONCURSOS E ESTÁGIOS
Juízes
Servidores
Estágios
COMPRAS E LICITAÇÕES
Cadastro de fornecedores
Compras em andamento
Compras encerradas
Licitações aguardando abertura
Licitações em andamento
Contratos e demais instrumentos
Relatórios de Gestão Fiscal
NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES
Últimas notícias
Diário Eletrônico
Avisos
TRF4TV
Jornal do TRF4
Revista do TRF4
Boletim Jurídico
Revista de Doutrina
CONTATOS
Endereços e Telefones
Perguntas Frequentes
Twitter
TRF4 no Facebook
Ouvidoria
Acesso à informação pública
Transparência